quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Vamos dar mais um bom passo!

Brincando de fazer filme

Com o intuito de habituar os alunos à técnica cinematográfica e narrativa, junto ao desenvolvimento de habilidades criativas, nós começaremos essa semana uma oficina de Stop – Motion com os alunos do 4º ano da Escola Estadual Aquilina Bulhões Barros.

Stop – Motion

Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que utiliza a disposição seqüencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar.

Cientificamente falando, o Stop Motion só é compreendido como movimentação pelo fenômeno da Persistência Retiniana. Ele provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo. Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é que uma ilusão de ótica.

A oficina

Até meados de outubro, nós reuniremos semanalmente com os alunos com o objetivo de produzir pequenos filmes em Stop – Motion. No nosso primeiro encontro, que será na sexta-feira (23), vamos explicar as crianças o que é Stop – Motion, mostrar exemplos de filmes com a técnica – dos mais simples até os de orçamentos milionários e pedir deles que desenhem estórias que gostaria de contar. Na semana seguinte continuamos a desenvolver as estórias, elaborando diálogos e planos a serem trabalhando com a câmera.

Ao final do processo teremos cerca de quatro curtas estórias feitas de artesanalmente usando brinquedos, tintas, colagem e material reciclado. Todas serão exibidas para a turma no dia 21 de Outubro.

Por Mayra Costa
Escola Estadual Aquilina Bulhões

Nenhum comentário: