segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Comunicação um direito de todos

Os Meios de Comunicação exercem poderosa influência na nossa cultura. Refletem, recriam e difundem o que se torna importante socialmente tanto ao nível dos acontecimentos como do imaginário. E desempenham também um importante papel educativo, transformando-se, na prática, numa segunda escola, paralela à tradicional.

Quando se fala em direito à comunicação é afirmar um dos direitos indispensáveis da cidadania, assim como saúde, lazer, moradia; a comunicação é um direito que deve ser garantido a todo o cidadão. A garantia desse direito pode ser concretizada através da possibilidade de acesso a produção e difusão da comunicação por parte da sociedade. Isto é, não cabe, apenas, aos grandes meios de comunicação, o direito de produzir as informações acessadas pela sociedade, porém, a própria sociedade como um todo, representada por seus diversos segmentos, tem a possibilidade de expressar sua voz e opiniões.

É por meio da comunicação que os indivíduos expressam sua identidade, suas opiniões e intenções de acordo com o contexto social no qual está inserido e as confrontas com outros indivíduos oriundos de contextos culturais distintos.

As crianças, adolescentes e jovens, assim como os demais segmentos da sociedade devem exercer o direito à comunicação, partindo do princípio de avaliação e análise crítica dos conteúdos que lhes são apresentados e produzindo, difundindo as informações que lhes dizem respeito, no decorrer de suas vidas.

Escola um veículo de comunicação

A comunicação nas escolas é uma ferramenta potencial de participação social de grande importância para o processo de ensino-aprendizagem de qualidade no ensino básico. A escola precisa repensar urgentemente a sua relação com os Meios de Comunicação, deixando de ignorá-los ou considerá-los inimigos. Nesse aspecto, as crianças, os adolescentes e jovens podem trabalhar os diversos meios de comunicação a seu favor. Vale ressaltar que já existem projetos de implantação, em algumas escolas, de laboratórios de rádios, o que só vem a somar na formação educacional.

O Rádio é um veículo de grande atuação social e democrática, sua linguagem é trans-classista, atingindo pessoas de diferentes faixas etárias, classes sociais e culturas distintas. Sem dúvida, o Rádio desenvolve um papel importante na transmissão de acontecimentos, informação e entretenimento.

A escola, também, tem esse papel social, no entanto, enquanto a linguagem do rádio é mais acessível ao seu publico, em muitas ocasiões não acontece o mesmo na escola. Essa deficiência no processo de comunicação entre escola e aluno é tida como um dos problemas-chaves na materialização do processo de aprendizagem.

Para sanar essa deficiência é preciso utilizar-se de estratégias, tais como, adaptação de processos educativos com uso do rádio, além da criação de laboratório de comunicação o qual o aluno poderá mostrar sua capacidade criativa, de trabalhar em equipe, a possibilidade de mostrar seu talento, são algumas das vantagens que este projeto poderá proporcionar a escola.

Em resumo, a implementação da linguagem do rádio no processo de ensino cria uma nova alternativa para estimular a melhoria da qualidade de educação e as condições de trabalhos dos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Por Viviane Araújo
Escola Municipal Selma Bandeira

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