segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mídias S@ciais e Redes S@ciais

Um método alternativo de ensino?

Antes de abrir essa discussão acerca do uso das Mídias Sociais e Redes Sociais como um possível método alternativo de ensino, primeiramente, é preciso definir o conceito desses dois termos tão comuns no meio social, para que assim haja uma compreensão aprofundada do que seria esse método. Essa discussão é muito delicada, pois, envolve vários conceitos que levam ao surgimento de dúvidas.

Os chamados sites de relacionamentos (Redes Sociais) é um ambiente social que tem como foco, central, reunir pessoas possibilitando que seus membros, uma vez inscritos, exibam seus perfis e compartilhem dados como, informações pessoais, fotos, músicas, vídeos, textos, opiniões, experiências etc. Além de criarem listas de amigos e participarem de comunidades. Um detalhe importante: para ser uma rede social é fundamental que as pessoas tenham em comum um objetivo. Até mesmo uma sala de aula é uma rede social, em tese, todos têm o mesmo objetivo, o aprendizado.

É comum a confusão entre esses dois termos, porém, eles não têm o mesmo significado, por mais que haja nos dois casos interação social entre os seus respectivos usuários. As Mídias Sociais são utilizadas como um veículo de divulgação de conteúdos, de produtos e de serviços. Pode-se dizer que é a democratização do conteúdo e da compreensão do papel que as pessoas desempenham no processo de leitura, não somente de divulgar as informações, mas, também, compartilhar e criar conteúdos para que outras pessoas possam compartilhar e usufruir.

Sendo assim, Facebook (rede de relacionamentos), Orkut (rede de relacionamentos), MySpace (partilha de vídeos, músicas e textos), entre outros, são redes sociais; já YouTube (partilha de vídeos), Twitter (microblogging), SlideShare (compartilhamento de apresentações), etc., são mídias sociais. Ou seja, toda rede social é uma mídia social que, por sua vez, também, é uma mídia digital.

As mídias sociais, do mesmo modo que as redes sociais estão presentes na vida das crianças e adolescentes devido a necessidade de se relacionar, o que é bastante comum nessa época da vida. São muitas as informações e conteúdos disponíveis nesse mundo virtual, ferramentas como fóruns, blogs, chats, imagens, vídeos, dentre outros, provocam discussões sobre diversos assuntos de interesse. Como utilizar essas e outras ferramentas como método de ensino?

O cenário educacional vem sofrendo grandes transformações e mudanças. Para cada tipo de ferramenta on-line há uma função mais indicada, e pode ajudar professores e alunos de diferentes formas, como:
Os Blogs, atualmente, também estão sendo usados por professores que desejam criar proximidade com os alunos, além da possibilidade de disponibilizar o conteúdo das aulas, trabalhos e provados aos alunos.

As Redes Sociais por sua facilidade de divulgação atraiu os usuários dessas ferramentas, e por esse motivo, os próprios alunos podem interagir intensamente, participando ou sugerindo a participação de eventos voltados à área; comentando; "curtindo" no caso do Facebook; retuitando, quando se tratado Twitter e se tornando amigo no Orkut.

Há, também, as Redes de compartilhamento de documentos – é possível criar sites que disponibilizam conteúdos gratuitos permitindo o aprofundamento dos alunos em diversos assuntos que dizem respeito à área em foco, a partir de um login criado pelo próprio usuário, possibilitando o compartilhamento dos documentos ali contidos.

Atualmente, diversas escolas se utilizam das redes sociais, associando-as a projetos sócio-educacionais promovendo interação social entre a comunidade e a própria escola. A exemplo disso, O Projeto Tonomundo é desenvolvido por um núcleo da Universidade de São Paulo e pelo Instituto Oi Futuro: as escolas contempladas são equipadas com laboratórios de informática. Inicialmente, as atividades são realizadas com a presença dos alunos, depois passam a serem ministradas à distância. Atividades lúdicas como as gincanas virtuais que possuem um envolvimento entre os interesses da escola e as necessidades da comunidade. Temas como Identidade Cultural são trabalhados no projeto desenvolvendo pesquisas realizadas pelos próprios alunos, e depois lançam na comunidade virtual suas experiências no portal Tonomundo.

Por Viviane Araújo
Escola Municipal Selma Bandeira

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