quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Garotas querem ser mulheres

Meninas entre 11 e 16 anos iniciam cada vez mais cedo no mundo das vaidades e deixam as brincadeiras da meninice para trás, crescendo a cada dia o número delas nas clínicas de estética, seja para uma simples limpeza de pele ou até mesmo correções cirúrgicas. Elas evoluem à frente de seu tempo e mostram que, como já foi confirmado, as mulheres amadurecem primeiro que os homens. O que antes era comum, hoje é raro vê-las em lojas ou shoppings na procura por adoráveis pelúcias e bonecas, todas se encontram no mesmo setor, os cosméticos.

E no meio de tanta correria em busca da beleza, muitas delas são confundidas com meninas bem mais velhas, já que o conjunto de maquiagens, roupas, saltos, acessórios e a articulação ao falar, as transmitem para o restante da sociedade como adultas, verdadeiras Barbies fabricadas, sem deixar de citar que muitas delas nem sequer tiveram a primeira menarca (menstruação). Muitas ainda se mostram maduras para qualquer situação ao fazer o uso de álcool, drogas e iniciam a vida sexual bem cedo, mesmo sem saber lidar com esses três artefatos da vida, para se mostrarem “por dentro”, “antenadas”.

“Cuidar da saúde e beleza é natural de toda mulher, mas, alerto os pais para que essas meninas não venham a ficar deslumbradas, alienadas pela ditadura da beleza, o que não vem a ser saudável, fazendo com que vivam uma fase que quem se encarregaria de trazer seria o tempo, a maturidade de cada ano”, afirma a psicóloga Aline Montenegro, que trabalha com pré-adolescentes e adolescentes entre 17 e 19 anos, e também trata de casos como álcool e drogas. A psicóloga também relata que, com algumas de suas pacientes, tenta esclarecer que tudo virá na sua hora, no tempo exato, mas, para quem é jovem, não há tempo nem limites, cabe a família e professores, orientá-las e mostrar a elas que a beleza se inicia com a beleza interior e com a que está nos olhos de quem a vê.

Por Emanuele Santos do Amor Divino
Escola Municipal Selma Bandeira

Nenhum comentário: