Sobre o Programa

O Programa Metamorfose Social tem como objetivo desenvolver extensão em comunidades carentes circunvizinhas à Universidade Federal de Alagoas, localizadas no bairro Benedito Bentes II, em Maceió. Na primeira etapa do programa far-se-á uso de pesquisas de cunho qualitativo articuladas à disciplina de Teoria e Método da Pesquisa. Os objetos das pesquisas serão as reuniões dos conselhos escolares das unidades de ensino municipais e estaduais das localidades, que em suas funções representativas nos fornecerão dados sobre os principais problemas enfrentados pelos moradores. 

Posteriormente, o trabalho será feito junto ao conselho escolar, com o objetivo de planejar ações (palestras/seminários/eventos/oficinas) que propiciem reflexões sobre os problemas apontados na etapa anterior, possibilitando, assim, que as pesquisas desenvolvidas sobre comunicação popular e alternativa, possam contribuir com propostas e ferramentas que visem desenvolver tanto um olhar crítico da comunidade em relação à sua realidade como novos procesos de atendimento às demandas. 

Por fim, o objetivo último é produzir programas de rádio e tevê, bem como vídeos documentários, enquanto registros de reflexão e como ferramentas de mudança. A cimentação da proposta desse Programa está amparada em quatro pilares: interdisciplinaridade, dialogicidade, produção de informação e geração de conhecimento. Com a responsabilidade pela implementação do programa em o interesse pela qualidade das condições necessárias ao seu êxito. 

Pressupomos que na implementação do programa a equipe executora operacionalize o projeto através de negociações permanentes com os parceiros das comunidades, criando condições qualificadas na reflexão/ação conjunta. Considera-se que esse momento espelha a plena indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, à medida que a comunidade envolvida se defronta com novas informações (da pesquisa) e aprendem (na reflexão/ação conjunta) com a extensão. 

Objetivos do Programa, a partir da aplicação das metodologias adotadas:
1) Realizar um levantamento, por meio de uma pesquisa qualitativa, junto aos fóruns de discussão institucionalizados das localidades, dos problemas enfrentados pelas comunidades selecionadas;
2) Delimitar e propor reflexões/ações para o enfrentamento dos problemas identificados em conjunto com os conselhos escolares, utilizando para isso palestras, seminários e eventos realizados nas comunidades, buscando soluções a serem acordadas em reuniões abertas e com participação da comunidade;
3) Finalmente, potencializar o olhar crítico dos moradores das áreas envolvidas no levantamento, sobre a natureza e soluções para os problemas elencados nas discussões conjuntas, através da produção de programas de rádio e tevê, bem como vídeos documentários, que serão veiculados na própria comunidade, nas rádios e tevês comunitárias, tevês educativas, produção esta que contará com a participação das comunidades.