domingo, 18 de dezembro de 2011

Última parada.

Nossa equipe esteve reunida na última sexta-feira (16) para finalizar os últimos detalhes de uma parte desses meses de visitas, de contatos, de alegrias. De sonhos realizados!

Chegamos a conclusão de realizar um trabalho como esse porque sabemos que eles merecem guardar a lembrança de tudo um pouco que fizeram para contribuir com o sucesso dessa Equipe e o sucesso desse Programa. Dessa ideia que pôde fazer com que cada membro desse grupo entrasse de um jeito e saísse de outro. Com os olhos mais abertos para as coisas da vida. Afinal, "(...) a importância do projeto, com certeza, não se deu apenas na vida das crianças".

É... Tá (quase) terminando. Mas... Será mesmo que esse é o fim? "(...) Gosto de pensar que não, talvez esse seja só o começo". O começo, justificável pela nossa líder (risos) - que bem disse essas palavras anteriores - de uma nova fase na vida de todos nós...

São muitas coisas, muitos acontecimentos... Não dá pra lembrar de tudo agora e relatar aqui. Mas... Como esquecer as visitas em que não obtivemos êxito e, em especial, aquela em que descobrimos que "(...) a moça que há pouco tempo havia sido morta da maneira mais cruel e brutal, que teve seus braços e cabeça decepados, era uma aluna da Escola Frei Damião." Foi um dia marcante, com certeza.

(...)

- E por qual razão você decidiu colocar o seu filho pra estudar aqui?
- "Pra que ele não tenha o mesmo final que eu".

Além, claro, de ouvir a realidade dita da forma mais direta possível: "A gente aqui luta contra a droga todo dia". E o relato de alguém que tem o contato com as pessoas da comunidade quase que diariamente... "Aqui é assim, tia, quem faz a lei são eles, os bandidos".

São momentos como esse em que chegamos a ficar sem saber o que falar. Em meio a uma troca de olhares, quem sabe rolasse um abraço ou coisa do tipo. Uma expressão de dúvida, assim como estamos agora, durante os momentos de lembrança e enquanto vamos digitando, aos poucos, o filtro da nossa experiência, pois... "(...) Ficarão em nossas memórias gravados instantes, que somente a gente poderá interpretar".

Isso é a extensão. É a Metamorfose Social.
Chegamos ao fim.

Gostaríamos, mais uma vez, de ressaltar o prazer que tivemos em poder participar dessa ideia e, assim, contribuir um pouquinho que seja com o desenvolvimento da mesma. "(...) Apesar dos contratempos, que são inevitáveis, foi uma experiência surpreendente."

A Equipe Frei Damião agradece.

* As "citações" colocadas no texto foram retiradas de algumas das nossas próprias postagens aqui no blog.

Por Equipe.
Escola Municipal Frei Damião

Nenhum comentário: