terça-feira, 6 de setembro de 2011

O início de um ciclo

Desde que nos inserimos no projeto Metamorfose Social, resolvemos nos entregar de corpo, alma e coração. A vontade de qualquer aluno na Universidade é conhecer o famoso tripé: ensino – pesquisa – extensão, e cá estamos nós com uma das bases.

O envolvimento aconteceu de forma gradativa e particular. A extensão aos poucos vem revelando nosso lado humano e frágil, aquele que nem conhecíamos. Ensina-nos, a cada encontro, a honrar os compromissos que firmamos, a ouvir, entender, compreender, falar, aprender.

Diante desse poço de conhecimento, não conseguimos resistir. Tentaram nos desestimular com as problemáticas que envolvem toda e qualquer comunidade e não conseguiram. O Projeto plantou em nós uma semente que brotou lindamente e só se fortalece. Um dos pontos abordados em encontros que todos nos reunimos para estudar e discutir o andamento de nosso processo foi a violência escolar que vem tomando índices assustadores. Hoje é normal ver a mídia repleta de notícias que citem casos desse âmbito.

O que está acontecendo com essas “pequenas” crianças que um dia serão o futuro desta nação? Se o futuro depender desses que disseminam a violência, o país entrará num caos. As autoridades acham que isso não um grande problema que mereça tanta atenção, pois se merecesse eles já teriam tomado alguma providência pra tentar reverter esse quadro. Daí vem o desafio do Metamorfose Social, que de alguma maneira, por mais simples que seja, quer deixar sua marca na vida desses jovens, fazendo com que eles se sintam inseridos na sociedade e, de fato, façam parte dela.

A escola em que estamos trabalhando, Francisco de Melo, não é diferente das outras escolas, especificamente as públicas. Ela possui as mesmas deficiências, que a maioria das instituições de educação do Brasil possuem. Professores mal remunerados, uma péssima estrutura física da instituição, alunos violentos, pais desinteressados com o aprendizado do filho, entre outros. Mas, o que não pudemos esquecer ao visitar esta instituição foi o brilho nos olhos de alguns jovens, que de alguma forma estão numa luta diária pra serem vencedores.

P.S.: O carinho com o qual minha equipe foi recebida na escola é inexplicável. E isso, levaremos conosco em nossa viagem pela Terra.

Por Bruna Albuquerque
Escola Municipal Francisco de Melo

Nenhum comentário: