terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Português nosso de cada dia


A Língua Portuguesa é tida como um dos idiomas mais difíceis de aprender tanto na língua falada quanto na escrita se comparado aos demais idiomas. Isso ocorre, porque, há diversas variações sufixais, sobretudo, na conjugação de verbos que geram dúvidas dificultando o aprendizado do usuário. Nascemos e nos criamos ouvindo a língua todos os dias. Então, por que há ainda tantas dificuldades no aprendizado do Português?

Um dos fatores que coloca a nossa língua, o Português, nessa posição é o péssimo ensino público no país. Crianças e adolescentes concluem o ensino médio sem ao menos saber ler e/ou escrever. Um exemplo da precariedade da educação básica no Brasil é o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – que em 2009 teve, apenas, a aprovação de 2 (duas) escolas públicas no grupo de 20 melhores instituições particulares e públicas; já ano passado, no grupo de 100 melhores, somente, 13 escolas da rede pública, segundo o Portal G1.globo.com. Sem falar na falta de estrutura das escolas, inexistência de material pedagógico, salas lotadas, prédios sem conservação, péssima renumeração do quadro de funcionários e despreparo dos mesmos,etc. 

Outro fator é a internet, nesse caso crucial, que influencia globalmente cada vez mais o modo como as pessoas se comunicam entre si, seja por meio das máquinas ou não. O vocábulo "Você" passou a ser escrito como "vooc", "vc", "cê" e até "vs". Com isso, criaram-se neologismos a cerca de "VOCÊ" para que a comunicação, mediada pelas máquinas, ocorre-se em um curto tempo, visto que, leva-se mais tempo e diminui-se a dificuldade de escrita da palavra quando modificada, adaptada ao mundo da "net".

Em contrapartida, no mundo virtual ainda, as Redes Sociais oferecem a sua geração uma gama de entretenimento e lazer, ao contrário de gerações passadas que se divertiam com brincadeiras simples de rua que estimulam o aprendizado e a socialização de quem participa. Cada vez mais precocemente crianças e jovens criam perfis nas redes (Facebook, Orkut… etc.), falsificando sua verdadeira idade e publicando imagens expondo sua privacidade. Isso abre portas para diversas situações de risco, como o aliciamento desses usuários. Se para os adultos é difícil separar o mundo virtual do real, imagine para as crianças e jovens. 

Não podemos deixar de ressaltar que alguns programas de softwares, como por exemplo, o Word - processador de textos – que disponibiliza corretores automáticos que, em primeiro plano, dispensam que o usuário saiba a grafia da língua. 

O hábito da leitura

Uma das possíveis soluções para esta problemática seria o incentivo à leitura por parte dos nossos governantes. Implantação e manutenção de bibliotecas na rede pública com o auxílio dos professores e demais funcionários da instituição é um ponto importantíssimo nessa situação é uma alternativa. No primeiro semestre do ano passado foi sancionada uma lei que obriga escolas do sistema educacional, da rede pública e particular, a instalar bibliotecas com acervos de livros, documentos e materiais videográficos no prazo máximo de 10 anos. Resta saber se de fato isso acontecerá. Que venha o Progresso junto à Ordem.

Por Emanuele Santos Amor Divino e Viviane Araújo
Escola Municipal Selma Bandeira

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