sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Experimente!

O trabalho de extensão tem sido para nós uma experiência rica e contagiante. Durante esses seis meses nós experimentamos algo totalmente novo, o ir até as comunidades e se propor a trabalhar tudo que nos foi ensinado nos faz perceber a importância dessa ligação entre academia e sociedade.

A extensão irá trabalhar com a sociedade dentro da pesquisa, pôr em prática tudo que foi aprendido dentro da academia, é simplesmente o compromisso com a construção do conhecimento e através dela é possível a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade.

Acredito que o primeiro grande desafio do trabalho de extensão é nos fazer deparar e se adequar a uma realidade totalmente diferente da nossa. As comunidades escolhidas para as realizações do trabalho são comunidades pobres, submetidas as drogas e a todo tipo de violência, e tudo isso também é refletido nas escolas, pois são elas o reflexo das comunidades.

Quando demos os primeiros passos, se assim podemos dizer, havia o receio, e creio que isso seja natural, de sermos rejeitados de certa forma. De não haver uma reciprocidade de interesses. No entanto, desde o primeiro contato com a escola, que é parte primordial da comunidade, percebemos que o interesse era mútuo, ou melhor, pudemos sentir que grande parte daquelas pessoas tenta escapar de um destino que muitas vezes é determinado por terceiros a elas, e na maioria das vezes de forma preconceituosa e corriqueira.

Tudo isso foi reforçado a partir do momento que tivemos o primeiro contato com as crianças, aquelas que consideramos o futuro da nação se mostraram totalmente empolgadas em trabalhar com um meio através do qual elas possam se expressar e demonstrar o quanto são capazes. Todas as atividades que foram aplicadas ou dos diálogos que já foram realizados, tudo só nos mostra a importância dessa experiência, importância não só para eles, mas principalmente para nós que a estamos propondo.

É significante o quanto estamos aprendendo, e como a cada encontro sentimos mais vontade de continuar. Na verdade é muito gratificante ver os sorrisos e receber os abraços, os pedidos para que voltemos, e sobretudo perceber que nós estamos no caminho certo, de que a academia junto ao trabalho de extensão formam profissionais muito mais sensíveis e capazes de compreender e lidar com o outro. Façamos então dessa experiência não só parte, mas uma base para toda a nossa vida profissional e pessoal.

Por Pollyana Chicuta
Escola Municipal Frei Damião

Nenhum comentário: