quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Extensão para a vida

“Projeto de extensão é uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado.”
Era isso que tinha em mente quando me inscrevi para o projeto ‘metamorfose social’. Pensei que seria só mais um trabalho de faculdade e para minha surpresa, estava bem enganada.

Acho que é impossível permanecer indiferente a tudo que o projeto nos proporciona. Talvez fosse o comodismo ou o medo da realidade que me impedia de engajar em projetos educativos, mas agora, depois de começar essa diretriz social, é impossível não ceder aos encantos que ajudar o próximo nos traz.

O Metamorfose ainda engatinha, mas já é possível prever seus passos e isso me faz entender o que realmente tem valor.

Trago comigo experiências que só me fazem querer dar o melhor de mim para as comunidades que necessitam de amparo social. Sigo o exemplo da minha mãe que abdicou parte de sua vida para cuidar de crianças carentes tidas como problemáticas.

Hoje, antes de vir escrever esse texto, estava revivendo pequenos estilhaços de minha infância, época em que minha mãe trabalhava com menores. Isso tomava grande parte de seu dia, saia cedo e voltava tarde. Eu era muito nova para entender a finalidade de tanta dedicação e todo esse espírito altruísta. Isso até me magoava, pois houve tempo em que só pude ver minha mãe nos finais de semana.

Lembro também que ela encontrava com alguns desses menores nas ruas e sempre os ajudava. Eles a tratavam com tanto respeito e entusiasmo que parecia algo sagrado, era a “tia”. Aquela que sempre os acolhia, sempre os orientava, não importando as circunstâncias.

Um dia fui ao trabalho de minha mãe e pude ver como as crianças viviam. Enquanto meus olhos contemplavam todo aquele trabalho ali realizado ao mesmo tempo me emocionava, me enchia de dúvidas, e agradeci a Deus por tê-la sempre comigo.

Depois de tanto tempo, agora realmente entendo como é. Percebo o fascínio de minha mãe por ajudar as pessoas. O Metamorfose Social não está ajudando somente os envolvidos, mas está me ajudando de uma maneira sobrenatural. Se for possível ter certeza de algo, digo que a mudança que ele provocará nos demais envolvidos (os envolvidos de verdade) será duradouro e admirável. O projeto tem prazo para terminar, mas os frutos que ele deixará podem ser - e espero de verdade que sejam - perpétuos.

Por Mayara Wasty
Escola Estadual Aquilina Bulhões

Nenhum comentário: