segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ser Criança
de Gilberto dos Reis

"Ser criança é acreditar que tudo é possível.

É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco

É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos

Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.

É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.

Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.

Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."


Ao trabalhar com crianças você meio que se abre para outro mundo, um mundo do qual você já fez parte e adorava. É muito difícil você perguntar a uma pessoa se ela quer voltar a ser criança e ela dar uma resposta negativa, todos querem deixar suas preocupações, seus problemas e voltar a viver sem pensar em nada. Lidar com crianças é algo muito bom, elas nos ensinam muito, mesmo sem perceber.

Conviver com as crianças que fazem parte do Programa Metamorfose Social é uma experiência indescritível, sentir a alegria de cada uma ao chegarmos à escola é algo acalentador, inexplicável. É muito bom sabermos que eles gostam da nossa presença e que de algum modo vamos fazer parte de forma positiva da experiência de vida deles.

Ao lidar com eles você começa a se perguntar o que é ser criança, e começa a criar conceitos, querendo assim decifrar cada um. Segundo os meus conceitos ser criança é simplesmente o máximo, é o momento onde podemos viver e só viver, sem pensar no amanhã, sem pensar no que virá.

Quando criança você sabe desfrutar o máximo de cada momento, não se deixa levar pelo medo, pela insegurança, é um período onde você se sente tão forte quanto um super herói, e por isso tende a fazer tudo e um pouquinho mais, porque sabe que ninguém terá coragem de lhe deter, é uma fase onde os problemas não existem, onde o único dever é brincar, se divertir e aproveitar.

Por Mônica Santana
Escola Estadual Elma Marques Curti

Nenhum comentário: