sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Novos Passos

A oficina de Stop Motion que estamos ministrando com nossos alunos está sendo uma forma de capacitá-los para as produções de vídeos sob a forma de brincadeira. Hoje, continuamos a construir as maquetes que começamos sexta feira passada. Todos estão participando e se divertindo com a idéia de dar movimento aos brinquedos.

Vinícius

Enquanto toda a turma se entreteria com a construção dos cenários, chamamos o Vinícius – o aluno mais agitado da turma – e entregamos a ele uma filmadora Hand Cam. Com alguns conceitos básicos de funcionamento da câmera deixamos que o garoto filmasse o que quisesse e sugerimos inclusive que entrevistasse seus colegas sobre o que estavam produzindo. O garoto filmou algumas coisas interessantes e não ficou restrita a sua sala de aula, mas a toda a escola. Após a experiência de Vinícius, alguns alunos pediram para filmar e se divertiram com a filmadora.

Luiz André

A melhor surpresa dessa tarde foi ver o quanto o aluno Luiz André se envolveu com o trabalho. O garoto é o mais problemático da turma, nunca quis participar de uma atividade, é comunicativo e está sempre mexendo e ouvindo música no seu celular. Mas hoje ele estava irreconhecível – eu creio que na verdade não o conhecíamos direito – entrou em um grupo e liderou sua equipe de criação.

Até então nós não sabíamos bem que função dar ao garoto para as produções audiovisuais. Conversamos em nossas reuniões que já que ele gosta tanto de música iríamos pedir para ele sugerir a trilha sonora do filme, mas hoje vimos que ele tem muito mais para oferecer ao projeto.

O Filme

Ainda é difícil visualizar como ficará o filme final, pois as idéias surgem em suas cabeças na velocidade da luz e na mesma velocidade se esvaem para a entrada de outras. Pelo caráter de novidade eles ainda tratam o projeto de maneira muito “afobada”. Mas com a entrada do mês de novembro daremos início à filmagem (no nosso caso à fotografia) da primeira parte dos filmes e eles já poderão visualizar melhor o objetivo do projeto.

Por Mayra Costa
Escola Estadual Aquilina Bulhões

Nenhum comentário: