sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Extensão com Amor


A extensão é um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a reação transformadora entre a universidade e a sociedade, ou seja, ela parte do pressuposto de que o conhecimento gerado nas instituições de pesquisa não deve apenas servir como formação aos alunos das instituições, mas que deve produzir uma transformação na realidade social.

Essa é a definição teórica do que é extensão e está correta. Mas, para nós que participamos dessa ação, ela parece um tanto incompleta. Isso acontece porque ao explicá-la queremos transmitir exatamente o que se passa em nossa cabeça quando entramos em contato com a comunidade, queremos que as pessoas sintam o que sentimos ao trabalhar/brincar com as crianças. E isso é impossível. Quem não passou por essa experiência não poderia entender de maneira plena o que É extensão. É um pouco perigoso porque a percepção que adquirimos de que somos privilegiados por sentir e entender de maneira cabal, nos envaidece. Não nos envaidece o fato de irmos à comunidade e trabalharmos com as crianças, mas o fato de que nós participamos de algo que realmente fez e ainda fará diferença na vida delas.

Paciência e amor são termos que definitivamente têm que estar associados à extensão. Porque ela não é tão “simples” como a pura pesquisa, ela envolve muitos outros fatores como emoção, personalidade, humor, ansiedade, convivência, cooperação, tristeza, introspecção, ou seja, lida com pessoas que estão suscetíveis a qualquer uma dessas manifestações. Por isso aqueles que se propõe a participar de um programa de extensão, têm que entregar além do tempo e do corpo, a alma e o coração.

Está sendo, apesar dos contratempos que são inevitáveis, uma experiência surpreendente. A proposta do programa me chamou a atenção e eu entrei inicialmente apenas como colaboradora, hoje eu percebi que tomei a decisão certa, se eu tivesse escolhido outra opção, teria perdido muito.

Por Keren Lima
Escola Municipal Frei Damião

Nenhum comentário: