sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Comunique-se...


Comunicação vai muito além de falar ou ouvir, ela significa compreender, se colocar no lugar. Ela representa viver em conjunto, dividir valores, trocar experiências... tentar expor seu mundo e seu ponto de vista através de uma câmera, um texto ou um discurso, transformar expectativas em algo palpável... lapidar os desejos e falar mais do que aquilo que se pensa, mas também aquilo que se sente... é conhecer o mundo do outro de forma colorida e leve... é interagir com outras formas de pensar, agir,comer, falar e sentir... é estar perto daquilo que muitos não enxergam.

Está inerente a nós a capacidade de se comunicar, mas, é só com o passar do tempo que nós acumulamos experiência suficiente para desfrutar de tais ferramentas. A comunicação oral ou gestual... aquela que se fala ou se escreve...aquela que só com um olhar já acontece... a comunicação do seu corpo!

Falar e ouvir faz parte desse processo. O emissor e o receptor podem também ser vistos como aqueles que tentam chegar a um consenso! Esse processo vai muito além de algo mecânico, lhe está subentendido a busca por uma compreensão mútua entre valores ou opiniões distintas. A comunicação acontece para amenizar as diferenças, para fazê-las semelhantes e possibilitar a relação saudável entres amigos, parentes, vizinhos e toda uma sociedade.

Por Pollyana Chicuta
Escola Municipal Frei Damião

Nenhum comentário: