segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Descanso, já!

Com as férias se aproximando, alunos planejam viagens e encontros para aproveitar o tempo livre e fazer tudo que no decorrer das aulas não era permitido pelas diversas responsabilidades, como simplesmente dormir horas a mais de um bom sono. Enfim, férias! Quanto tempo esperando por elas e um completo desespero para que o fim do ano venha logo. Um ano inteiro de cobranças, muita leitura, sacrifícios, já que quem estuda sabe que não é fácil, inclusive algumas noites de sono perdidas estudando para se obter boas notas e sem nenhum tempo para o lazer. Pois o tempo das boas novas chegou.

Muitos desses alunos saem em férias, outros ficam na cidade e planejam com os amigos o que fazer nesse tempo livre, já que estamos tão acostumados com a correria do dia a dia que até mesmo ficar em casa para descansar se torna entediante. E mesmo para quem fica sem opção do que fazer até o inicio do ano letivo, algumas escolas oferecem cursos, dinâmicas, gincanas educativas, a fim de passar para os alunos a oportunidade de conhecerem outras atividades, interagir com demais pessoas e permanecerem de mente fresca, sem muita pressão, pois não devemos nos esquecer que estamos em férias.

Até mesmo para os alunos que foram reprovados, chegou a hora de descansar e criar ânimo para encarar o próximo ano como “aluno repetente”, não se deixar esmorecer e vencer o sentimento de derrota. Bola pra frente! E para quem escolher a opção “fase de descontração” e permanecer no universo dos livros, é recomendável fazer algo para distrair a mente, algum esporte, visitar a família, conversar com amigos, ter sempre um método de fuga, afim de ter mente e corpo longe do estresse. E mais, não se esquecer do quanto é gostoso ser criança, por mais que tenhamos crescido, há sempre um lado infantil dentro de nós, e estimulá-lo em certas horas é fundamental. Nem só de juízo se faz o homem. Liberdade e responsabilidade são peças que se encaixam e se bem utilizadas, podem caminhar juntas.

Por Emanuele Santos do Amor Divino
Escola Municipal Selma Bandeira

Nenhum comentário: