quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Nossos futuros substitutos

Na primeira oportunidade que tivemos, levamos alguns de nossos pequenos à universidade. Uma simples visita, pois, já que nós fomos tantas vezes à escola deles, nada mais justo do que retribuir a ação. Foi então que os alunos de nosso projeto conheceram nosso lugar de origem.

Pudemos reconhecer em seus olhos a descoberta do novo. Observavam tudo atentamente, prestavam atenção por onde passavam, olhavam muito e não falavam nada. Tímidos e curiosos. Tentamos falar da melhor forma possível sobre o que vivemos na universidade, para crianças cuja preocupação são os problemas da matemática!

Um pouco da técnica do rádio e da televisão foi o que oferecemos a ele... e pudemos ver na euforia deles, a diversão que só criança sabe sentir de verdade. A timidez logo deu lugar à liberdade e, sem perceber, as crianças estavam envolvidas com o som, a imagem e a comunicação.

Diversão foi a ordem do dia, dividida entre o rádio e a TV. Pudemos apresentar às crianças, um curso de Comunicação Social por um ângulo muito mais atrativo. E eles gostaram muito do que viram, se divertindo com pequenas coisas, que talvez os estudantes do curso nunca tenham notado.

A surpresa do dia surgiu na hora de ir embora, ao ouvir daqueles seres pequenos: “Não quero ir embora, quero ficar aqui mais tempo”. E pensar que várias vezes quisemos nem estar nesse lugar que encantou aqueles meninos e meninas. Ao constatar que eles gostaram de conhecer a universidade e que desejavam uma visita mais longa, me dei conta que, no futuro, eles nos substituirão. Daqui a alguns anos nós estaremos bem longe da universidade e eles estarão lá, nos nossos lugares.

Espero que eles cultivem esse desejo de ser parte de nossa universidade. E ficaríamos muito contentes, em saber que os alunos envolvidos no nosso projeto (alunos vindos de uma realidade carente de tudo), chegarão lá, e que mesmo de forma modestas, nós contribuímos para isso. A metamorfose social acontecerá...mas no momento exato.

Por Luana Marttina
Escola Estadual Francisco Mello

Nenhum comentário: