terça-feira, 8 de novembro de 2011

O poder de um esmalte

Ao ver uns olhos cabisbaixos, tristes, que chegam até a mim, preocupo-me e questiono:

- O que aconteceu?
- Tia, você trouxe o esmalte?
- Ah! Ô meu amor, a tia esqueceu de verdade! Da próxima vez a tia traz, certo? Vamos fazer a atividade agora...

Explicando a atividade, mas a cabeça com um turbilhão de pensamentos e preocupações. De repente, me vem um. "Como ela ainda lembra? Faz tanto tempo que falei isso, quase um mês..."

Ao final, momento de despedida com direito a beijos e abraços afetuosos, carentes de carinho, ternura.

Um cochicho no ouvido:
- Tia, não esquece não tá? Da próxima vez traga!
Vejo um sorriso e retribuo dizendo:
- Tá certo, pode deixar!

Pisco o olho, me despeço e deixo para trás, com o coração partido, dezenas de crianças que esperam pelo novo a cada dia. Que aguardam alguma mudança em suas respectivas vidas que lhes tirem o fôlego e façam brotar sorrisos sinceros e espontâneos no rosto ao amanhecer. E melhor ainda, que perdurem durante todo dia, até a chegada da lua, mesmo que não reparem nela e nem saibam em que fase ela está.

Depois deste dia, comprei o esmalte. Está aqui na minha casa e olho para ele todos os dias. Não vou esquecer. Nem tem como. Ele me leva às crianças e aos momentos alegres que vivemos, aos sorrisos que sorrimos.

Depois deste fato, percebi uma única coisa: como sou pequena. Não no tamanho, isso já se faz impossível, no interior mesmo. Como tenho coisas que para mim são minúsculas, mas para eles são enormes.
O exemplo citado foi um esmalte. Penso, querido leitor, em quantos outros sonhos maiores eles têm... Maiores para eles, quem sabe até impossíveis. Mas, para nós tão próximo da realidade.
Não há como negar esse choque de culturas e poderes aquisitivos. Existe, e me desculpem a pitada de sinceridade, sempre vai existir. Porém, a mudança parte de nós. Mudança interna.
A partir do momento que a gente se humaniza, o modo de ver mundo ganha outro ângulo e isso, ah, já é um grande passo.
Um abraço e um beijo para a Extensão.

Itamara de Almeida
Escola Estadual Francisco Mello

Nenhum comentário: